Matéria e Energia

Princípios fundamentais da Química

Química é a ciência que estuda a estrutura íntima da matéria, suas propriedades e transformações, procurando explicar como as várias espécies de matéria interagem, formando o Universo.

ENERGIA

O Universo é composto de energia e matéria. Há várias formas de energia: potencial, cinética, mecânica, elétrica, química, nuclear, entre outras. As propriedades fundamentais da energia são transformação e conservação.

Tudo aquilo que pode modificar a matéria ou causar sensações.

Transformação

Uma forma de energia pode transformar-se em outra. Uma queda-d'água pode ser usada para converter energia potencial em energia cinética (usina), e esta, por meio de geradores, em energia elétrica, que, por sua vez, se transforma em energia luminosa quando acendemos uma lâmpada ou em energia térmica quando ligamos um aquecedor. Numa lanterna, a energia química (pilha) transforma-se em luminosa e assim por diante.

Conservação

A energia não pode ser destruída ou criada. Sempre que "desaparecer" determinada quantidade de energia, uma quantidade exatamente igual de uma ou mais classes de energia é produzida. Um exemplo disso é a combustão da vela, que representa fenômenos físicos e químicos. Parte da matéria transforma-se em energia calorífica, luminosa.

Fusão nuclear no Sol
Estudos mostram que a energia do Sol vem de reações de fusão nuclear. Núcleos de átomos de hidrogênio, de massas diferentes, unem-se, formando átomos de hélio e liberando muita energia. Um exemplo de fusão pode ser representado por:
$$ _1 \text{H}^2 \text{ + } _1 \text{H}^3 \text{ }\to \text{ } _2 \text{He}^4 \text{ + } _0 \text{n}^1 $$

MATÉRIA

É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

As propriedades da matéria são três: gerais, funcionais e específicas.

  • Propriedades gerais são aquelas inerentes a toda espécie de matéria, tais como, massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.
  • Propriedades funcionais são comuns a determinados grupos de materias identificadas pela função que desempenham. Acidez, basicidade, salinidade são exemplos de propriedades funcionais.
  • Propriedades específicas correspondem individualmente a cada tipo particular de matéria. Por exemplo: propriedades organolépticas são aquelas capazes de impressionar os nossos sentidos (cor, sabor, odor).

Classificação da matéria

A matéria divide-se em substâncias puras e misturas, segundo o esquema:

$$ \text{Matéria} \left\{ \frac{\text{Mistura} \left\{ \begin{array}{c} \text{Homogênea} \\ \text{Heterogênea} \\ \text{Azeotrópica} \\ \text{Eutética} \\ \end{array} \right. }{ \text{Substância pura} \left\{ \begin{array}{c} \text{Simples} \\ \text{Composta} \\ \end{array} \right. } \right. $$

Misturas

Não apresentam composição fixa, podendo ser separadas por processos físicos. Classificam-se em:

  • Homogêneas - os componentes apresentam uma única fase, ou seja, têm o mesmo aspecto em toda sua extensão. A mistura de água ($\text{H}_2\text{O}$) e sal ($\text{NaCl}$) é homogênea.
  • Heterogêneas - pode-se observar mais de uma fase. Água com areia, por exemplo, é uma mistura heterogênea.

Fase é cada porção homogênea de um sistema.

Substâncias puras

Apresentam composição fixa em toda sua extensão, não podendo ser desdobradas por processos físicos. Podem ser de dois tipos:

  • Simples - formadas por um único elemento. É o caso de $\text{H}_2$, $\text{N}_2$, $\text{O}_2$, $\text{Fe}$, $\text{Ca}$ e $\text{O}_3$.
  • Compostas - formadas por mais de um elemento e quimicamente passíveis de desdobramento em duas ou mais substâncias simples. Assim ocorre com $\text{H}_2\text{O}$, $\text{NaCl}$, $\text{HCl}$ e $\text{H}_2\text{SO}_4$.

Substâncias puras e misturas comportam-se de maneira diferente durante as mudanças de estado físico.

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

Toda matéria pode apresentar-se em um dos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso). As transformações de estado físico ocorrem pela absorção ou liberação de energia térmica (calor).

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

A matéria modifica-se física ou quimicamente.

Fenômeno físico

Fenômeno físico é todo aquele que não modifica a estrutura íntima da matéria; quebrar um pedaço de giz, fundir gelo e rasgar uma folha de papel são exemplos de fenômenos físicos.

Fenômeno químico

É todo aquele que modifica a estrutura íntima da matéria. Queima de papel, digestão, reagir o giz com ácido clorídrico são exemplos de fenômenos químicos.

A Figura 1 ilustra uma transformação química. Duas substâncias entram em contato formando nova substância. Na ilustração são observadas mudança de cor e formação de uma substância insolúvel de cor dourada. A reação que ocorre está representada a seguir:

$$ \text{Pb(NO}_3\text{)}_2 + 2 \text{KI} \to 2\text{KNO}_3 + \color{yellow}{PbI}_2 $$
Precipitação de iodeto de chumbo
Figura 1: Quando duas soluções iodeto de potássio ($\text{KI}$) e nitrato de chumbo ($\text{Pb(NO}_3\text{)}_2$) reagem, produzem nitrato de potássio solúvel ($\text{KNO}_3$) e iodeto de chumbo insolúvel ($\text{PbI}_2$). Isto é visível como um precipitado amarelo na solução.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Sólido

O estado de maior organização da matéria é o sólido, porque os materiais apresentam forma e volume constantes e são mais resistentes à deformação.

As partículas que constituem os materiais em estado sólido são átomos, moléculas e/ou íons. Elas estão bem-próximas umas das outras, por causa de uma força de atração (coesão) muito forte, e encontram-se bem-distribuídas, formando o retículo cristalino, que só apresenta movimento vibratório.

Líquido

Substâncias em estado líquido apresentam forma variável e volume constante. Pouco compressíveis, têm pequena expansibilidade.

É um estado mais desorganizado que o sólido. As partículas que o constituem, em condições ambientais, são moléculas. Elas ficam relativamente afastadas, pois a força de atração não é muito forte. Não há formação de retículo cristalino, o que permite um líquido associar-se homogeneamente a outro e haver movimento maior entre as moléculas.

Gasoso

É o estado de maior desorganização da matéria, que apresenta forma e volume variáveis, muita compressibilidade e grande expansibilidade.

As partículas que formam esse estado são átomos ou moléculas, bem-afastadas, pois as forças de atração entre elas são muito pequenas. Possuem um movimento intenso e desordenado em todas as direções e sentidos.

Conteúdo de Química - Matéria, Energia e Classificação Periódica